O que é Outubro Rosa?

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é uma campanha de conscientização comemorada em todo o mundo. A cor do laço rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e de entidades, alertando as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Isso proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade no mundo.

Como se instala o câncer de mama?

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, sendo a principal causa de morte por câncer nessa mesma população.  Caracteriza-se pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário, em decorrência de alterações genéticas, ambientais e comportamentais.

O caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Os demais casos correspondem aos chamados “fatores modificáveis”, incluindo os fatores ambientais e comportamentais, tais como: obesidade e sobrepeso, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, exposição freqüentes a radiações ionizantes e uso de estrógenos exógenos. Homens também podem desenvolver câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado entre eles.

Como posso me prevenir?

A prevenção primária do câncer de mama ainda não é totalmente possível, devido à variedade de fatores que estão envolvidos na sua causa. No entanto, até 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, com aprática de atividade física regularmente,alimentação saudável,peso corporal adequado,evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo e amamentação.

A detecção precoce é a melhor forma de prevenção. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

É importante que as mulheres façam o autoexame, em busca de sinais e sintomas que a deixem alertas:

  • Nódulo fixo, endurecido e, geralmente, indolor
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja
  • Alterações no mamilo
  • Pequenos nódulos na região axilar ou no pescoço
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos

Nem sempre as alterações percebidas são lesões cancerosas, mas é sempre importante conversar com um médico para avaliação. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o rastreamento anual com mamografia a partir de 40 anos de idade, o que pode ajudar a identificar o câncer antes mesmo do surgimento dos sintomas. Mulheres com risco elevado para câncer de mama ou apresentando lesões suspeitas devem procurar atendimento para avaliação do risco e para decidir a conduta a ser adotada, podendo ser solicitada a mamografia ou outro exame de imagem em qualquer idade.

Existe tratamento?

Existe tratamento para câncer de mama e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. É fundamental que a sociedade – em especial o público feminino – tome consciência da importância do assunto não só em outubro, mas durante todo o ano e em qualquer idade. Portanto, fazer acompanhamento médico e realizar exames de rotina com avaliação dos resultados são o primeiro passo para um desfecho favorável do diagnóstico.

 

Dra Amanda Brunet Neves Rodrigues

Médica Ginecologista e Obstetra

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado

Sua nota*

Nome*

Email*

Site*